O Poder do SEO para Atrair Novos Clientes
10out

O Poder do SEO para Atrair Novos Clientes

Se a internet é uma ferramenta indispensável para os negócios na atualidade e sites como o Google dominam os serviços de busca mundial, inclusive no Brasil, usar o SEO para atrair novos clientes é tarefa imprescindível para crescer na era moderna.

O que SEO afinal?

SEO é a abreviatura de “Search Engine Optimization” termo em Inglês e em tradução livre significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Isso na prática quer dizer que são técnicas e recursos utilizados para melhorar o posicionamento do seu site e assim aparecerem nas primeiras posições nas buscas orgânicas do Google (ou outro ferramenta de busca, como Bing ou Yahoo)

E porque o SEO é tão importante?

Simples, porque estar bem posicionado nos mecanismos de busca é de vital importância para garantir mais visitas em seu site e potencializar as chances de você captar novos clientes.

E para conseguir estar nas primeiras páginas só existe duas maneiras:

A Primeira é investimento pesado em publicidade paga (Google Adwords), o que é uma opção válida, porém ficar totalmente dependente do Tráfego Pago, não é uma estratégia sustentável, pois no dia que você não tiver dinheiro para investir, não terá nenhuma visita em seu site.

Chocado? Infelizmente isso é um fato.

A Segunda maneira não exclui a primeira, mas é uma estratégia muito mais plena e duradoura, é investir em uma boa estrutura de SEO e assim garantir tráfego gratuito para suas páginas de produtos ou serviços.

Pesquisas indicam que cerca de 80% das pessoas que fazem buscas no Google, não vão além da segunda página e que quase 60% dos cliques acontecem para sites posicionados nas primeiras 3 posições do resultado da pesquisa.

Então esse é o lugar que você deve buscar para realmente ter visitas de qualidade.

Mas se SEO é algo tão importante para captação de novos clientes porque tantas empresas não fazem o uso deste recurso? Porque tantas empresas não investem na construção de um bom posicionamento orgânico com SEO?

Bem, na verdade algumas empresas não conseguem enxergar esse potencial devido ao tempo que leva para que seu site apareça nas primeiras posições nas buscas orgânicas.

O SEO trás Resultados a Médio e Longo Prazo

O processo de posicionamento não é algo imediato, e nem um processo único, para melhorar o seu rankeamento é necessário otimizar o site e manter uma produção de conteúdo regularmente.

Os seus primeiros resultados significativos usando apenas o SEO para rankear pode levar de 3 a 6 meses para acontecerem, e essa razão acaba por desanimar quem busca resultados imediatos.

Outra questão muito pertinente é saber que chegar nas primeiras posições tão somente não basta, você precisa se manter lá, mantendo a boa qualidade do seu site e sempre produzindo novos conteúdos.

Manter-se bem posicionado é um desafio a parte, pois o Google mantém atualizações regulares em seu algoritmo.

Usando o SEO para atrair novos clientes

Essas atualização visam melhorar a experiência do usuário, e por isso tendem a alterar bruscamente os posicionamentos dos sites, beneficiando alguns que são julgados como mais relevantes as palavras chaves buscadas, e acabam penalizando outros sites, tirando-os das primeiras posições considerando-os menos relevantes nas buscas.

Entretanto, isso que parece ser um problema na verdade pode ser um ponto positivo para uma empresa que trabalha de forma correta e busca de criar conteúdos interessantes que agregam valor para seus visitantes, pois agindo desta maneira em uma atualização no algoritmo do Google é possível ganhar algumas posições em vez de perder.

Os Benefícios do Posicionamento Orgânico

Embora de certo trabalho e também leve um tempo maior para trazer resultados, do que a publicidade paga, o investimento em SEO se feito da maneira adequada, trará muito mais benefícios que custos.

Inicialmente os resultados podem parecer modestos, mas tenha em mente que o processo de crescimento é contínuo, e com o tempo você terá menos trabalho para manter o posicionamento e terá muito mais visitas em suas páginas.

Pense em quanto você irá economizar no futuro tendo um grande volume de visitantes em seu site todos oriundos das buscas orgânicas, quantos novos clientes irão encontrar suas páginas sem o menor esforço de sua parte.

Desenvolvendo o SEO em seu Site

Além de otimizar todos os campos necessários para facilitar a leitura do seu site pelo Google, você também deve considerar a produção de conteúdo como uma peça chave para um bom rankeamento, e isso se faz necessário por um simples motivo, na visão do Google, quando um usuário digita alguma palavra chave na ferramenta de busca ele deve retornar nas primeiras posições sites que tenham a maior probabilidade de atender a essa solicitação.

Então quanto mais claro for o conteúdo do seu site (configurações+SEO) melhor são as chances de seu site aparecer nas primeiras posições para determinadas palavras chaves.

Google AdWords

Resumo

Se você tinha dúvidas do porque usar SEO para a Captação de Novos Clientes, espero que depois de ter lido este artigo essa dúvidas tenham sumido.

Otimizar o seu site para buscas orgânicas é fundamental se você necessita de tráfego para alavancar seu negócio, lembre-se que o uso deste recurso não exclui o uso de tráfego pago e ambas as estratégias podem ser usadas de forma complementar e em perfeita harmonia.

 

consultoria em vendas online

SOBRE O AUTOR

Abel Ressel

Deixe seu Comentário