Redes Sociais: Dicas Para Monitorar o Desempenho
12maio

Redes Sociais: Dicas Para Monitorar o Desempenho

Aprendendo a monitorar as métricas mais importantes de suas redes sociais, você poderá melhorar ainda mais sua presença nestas mídias e também produzir campanhas mais eficazes.

 

Você provavelmente já ouviu falar o quanto as redes sociais podem ajudá-lo a alavancar o seu negócio e melhorar a presença online de suas marca.

 

Você Usa as Redes Sociais da Maneira Correta?

Em sua maioria, os empresários confirmam que o uso das redes sociais agregaram valor a suas empresas e marcas, mas poucos conseguem quantificar o real valor e em quais aspectos houve essa melhora.

 

Se você não entender como essas plataformas sociais estão ajudando no seu negócio, você pode estar perdendo um tempo precioso, dinheiro e talento.

 

Saber onde aplicar os seus recursos é algo fundamental para qualquer negócio e quando se trata de rede social não é diferente, saber quais estratégias estão dando resultados e quais estão sendo irrelevantes é primordial para o sucesso.

 

Usando as Métricas a Seu Favor

A resposta pode ser encontrada em seus indicadores de desempenho chamados de KPIs. Ao rastrear os KPIs certos, você pode entender como seus esforços no nas redes sociais afetam seus resultados no marketing.

 

Mas por onde começar? Há tantas métricas que podem ser usadas para a medição, por isso vamos simplificar nas mais relevantes.

 

1. Público Alcançado

Refere-se ao número de pessoas que visualizaram a sua postagem. Destas pessoas quantas interagiram? Quantas se envolveram? Quem leu? Quem deixou comentário? Quem Compartilhou?

 

Com essas informações você terá uma noção se esta postando coisas que interessam ao seu público. Caso a taxa de engajamento seja muito pequena, você pode presumir duas coisas, ou sua postagem não foi interessante o suficiente para atrair a atenção do seu público, ou você está focando no público-alvo errado.

 

2. Facebook Insights e Twitter

Usando o Facebook Insights e Twitter Analytics você pode medir tudo isso e muito mais. Com a análise, pode chegar às pessoas certas, e também compreendê-las, acompanhando a sua localização e demografia, para que possa atender melhor a sua necessidade.

 

Outra coisa muito importante e que não dever ser esquecido, mantenha os olhos abertos para o número de seus fãs / seguidores. Se você perceber que percentual de crescimento de sua base vem diminuindo ou até mesmo um queda nos números, uma bandeira vermelha deve aparecer. Isto significa que você precisa mudar o seu conteúdo para atender às necessidades de seu público.

 

3. Número de Seguidores VS. EngajamentoRedes Sociais: Dicas Para Monitorar o Desempenho

Embora seja importante ter seguidores e fãs, tão importante quanto é que esses seguidores interajam com suas postagens, de forma que as plataformas entendam que o conteúdo é do seu interesse.

 

Avalie regularmente os picos na sua audiência, tente identificar quais fatores que elevam comentários e compartilhamentos, e entregue a seu público mais conteúdo similar, e ao mesmo tento veja o que causou uma taxa pequena de engajamento para assim poder evitar tais postagens.

 

4. Envolvimento do Público

Uma vez que você recolheu informações sobre os seus fãs e sua demografia, a próxima coisa que você quer procurar é avaliar a taxa de engajamento do seu publico.

 

Engajamento refere-se ao número de vezes que o seu público interage com a sua mensagem, seja na forma de retweets, ações, comentários, likes ou outro tipo de marcação um usuário faz ao se deparar com uma postagem que de alguma maneira lhe chamou a atenção.

 

Você obtém o máximo envolvimento quando você posta algo que interessa seu seguidor. Alguns exemplos de conteúdo interessantes que geralmente recebe mais atenção são vídeos de curta duração, tais como memes, e vídeos engraçados, envolvendo questões, fotos ou conteúdo em tópicos.

 

5. Otimize Suas Postagens

Por exemplo, tente usar imagens e hashtags com seus tweets, compartilhar vídeos curtos no Facebook e publicar em seu Instagram fotos divertidas e coloridas de alta qualidade.

 

O calendário e a frequência das mensagens também são fatores chaves para o engajamento. A publicação nas mídias sociais no momento certo com a freqüência correta, aumenta a consciência da marca, constrói uma comunidade engajada, e direciona o tráfego para seu site. Criar em seus seguidores o hábito de esperar suas postagens regulares e sempre pontuais aumenta muito a conexão com sua marca, pois gera uma expectativa, porém essa conexão pode não ser alcançada ou quebrada em caso de suas publicações não terem uma regularidade, a programação é muito importante para esse quesito.

Dica IMPORTANTE:

Mais do que analisar as métricas de engajamento, número de fãs, curtidas, compartilhamentos, views, etc. Você deve está por dentro do quanto esses números representam em retorno para o seu negócio (ROI).

 

O Tráfego Enviado ao Site

Quer saber qual a percentagem de tráfego que chega ao seu site vem das mídias sociais? Saiba que esta é uma das métricas muito importante para medir.

 

Você pode facilmente identificar o tráfego das redes sociais usando  o Google Analytics. Você pode acompanhar todo o tráfego do site, número de conversões e que redes sociais que enviaram o visitante.

 

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Créditos de imagens: Stock Unlimited

SOBRE O AUTOR

Abel Ressel

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