O que é Inbound Marketing?
03maio

O Que é Inbound Marketing?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre isso, você pode até acreditar que tem uma boa compreensão dos princípios básicos. Mas as chances são, que você esteja equivocado sobre o conceito de Inbound Marketing e considerá-lo como a maioria das pessoas o definem, como sendo Marketing de Conteúdo.

Inbound Marketing é o mesmo que Marketing de Conteúdo?

Não exatamente. Muitos acreditam que seja e cometem este erro, por isso, não se sinta mal se você achava isso também. Não, não é a mesma coisa. Embora as várias formas de descrevê-lo podem levar a crer que realmente seja a mesma coisa.

O Inbound Marketing é qualquer atividade de marketing que você executa, que traz leads ou clientes para você (seu Site) ao invés de você sair a procura destes clientes para encontrá-los.

 

Inbound é frequentemente feito através do marketing de conteúdo, e por isso a confusão de sua definição, embora não seja a única maneira (participação em mídias sociais, facebook, twitter, Whatsapp).

Pode incluir SEO, mídia social, vídeos, campanhas de e-mail, podcasts, infográficos, blogs, e webinars.

Assim, o conteúdo de marketing a criação e distribuição ou conteúdo útil para conectar e interagir com um público alvo específico é apenas uma entrada tática de marketing mas é uma das o mais importantes.

Em outras palavras o todo do Marketing de Conteúdo é sim Inbound Marketing, mas o Inbound Marketing não é somente um Marketing de conteúdo, mais sim um conjunto de ações, estratégias e canais que trazem o potencial cliente voluntariamente para dentro de nossa zona de engajamento, onde podemos nos comunicar com ele de forma mais próxima e assim aumentar as chances de torná-lo definitivamente um cliente.

Criação de Conteúdo

A criação e distribuição de conteúdo rico e de altíssima qualidade, que entrega valor as pessoas como, e-books, vídeos, apresentação de slides, infográficos, podcasts , artigos em seu blog são bons exemplos de maneiras de captar mais visitantes em seu site.

Você pode potencializar a visibilidade destes conteúdos utilizando recursos de SEO e assim facilitando para as pessoas encontrarem seu material disponível na internet.

E uma vez que você foi “encontrado”, caracteriza que alguém estava procurando algo que você oferece, as chances de gerar algum futuro negócio é muitas vezes maior, do que simplesmente a pessoa estar navegando na internet e de repente ser surpreendida por um banner de propaganda sua dizendo algo como “Compre Agora. Última Chamada”.

A segunda opção além de ser muito mais invasiva tem uma taxa de resultado quase que insignificante não trazendo retorno financeiro e muito menos credibilidade para sua marca.

Como Extrair Melhores Resultados Do Inbound Marketing?

Bem, como toda bom projeto deve-se iniciar com um planejamento adequado, definir metas claras e objetivo concretos que possam ser mensurados, a definição de um público alvo para cada ação é muito importante, pois a linguagem adequada conecta muito mais ao conteúdo do que simplesmente a qualidade do que foi produzido.

Então, o que você precisa para ter sucesso?

No Inbound Marketing você precisa diversificar, e não apenas o conteúdo, pois vai muito além:

  • Conteúdo valioso e útil distribuídos numa variedade de canais
  • Search Engine Optimization (SEO) de palavras-chave bem estudadas e frases (e não ignore as palavras de cauda longa!)
  • Blog (ainda uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua marca. Blogs aumentam em até 434% o número de páginas indexadas, e os links indexados em 97%, geram 67% mais ligações)
  • Atividade nas Mídias Sociais
  • Participação em eventos e fóruns on-line ao vivo
  • Campanhas de e-mail Marketing para aqueles que deixaram seu e-mail espontaneamente (lembre-se mandar Spam nunca é um bom negócio)

O objetivo dessa estratégia é ficar conhecido e conseguir reconhecimento para sua marca. Você quer ter seu nome na ponta da língua de todos e aumentar a sua fama e autoridade. Seja visível. Seja acessível. Seja útil. Mas não tente vender cedo demais. Os consumidores modernos estão doentes e cansados ​​de táticas agressivas de vendas e a maioria vai simplesmente vai te ignorar, se você fizer.

Essa é a mágica do Inbound, é estar vendendo sem vender. O relacionamento que você cultiva é real ou percebida como tal faz a parte de vendas quase automático. As pessoas compram por razões emocionais. Eles compram de marcas e empresas que conhecem, confiam e amam.

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Créditos de imagens: Stock Unlimited

SOBRE O AUTOR

Hugo Camilo
Empreendedor digital

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