11 Dicas para Produzir Conteúdo Rico e de Qualidade
06set

11 Dicas para Produzir Conteúdo Rico e de Qualidade

Veja abaixo algumas dicas para você produzir conteúdo rico e com muita qualidade para oferecer sempre o melhor a sua audiência.

A produção de conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil, pois não basta apenas escrever o que vem na cabeça e simplesmente postar no blog, não, criar conteúdo de estrema qualidade vai muito além disso, envolve muita pesquisa e também conhecimento sobre os visitantes do seu site para que os artigos produzidos sejam muito bons, mais também que estejam alinhados com o interesse de sua audiência.

Segue algumas dicas valiosas para você produzir conteúdo que atende a essas duas premissas e que irão agradar ao seu público.

1 – Regularidade

Alguns fatores intangíveis da produção de conteúdo de qualidade pode passar despercebido pelo produtor, mas nem sempre pela sua audiência. A regularidade nas postagens é muitas vezes negligenciada, mas é extremamente importante para os que acompanham suas publicações.

Mantenha sempre uma regularidade em suas publicações para aumentar o engajamento a sua audiência.

2 – Utilize a Mídia Correta

Outro fator também um pouco ignorado é a questão da forma como o conteúdo é disponibilizado, você como produtor deve entender muito bem qual é o seu público, e qual é o tipo de comunicação que lhes é mais interessante, ou seja, como gostam de consumir o conteúdo.

Você terá muito mais resultados usando as mídias que mais conectam com seus visitantes, se gostam de ler, produza posts, se gostam de áudio, produza podcasts, se gostam de assistir, produza vídeos.

3 – Faça pesquisas antes de produzir o conteúdo

Produzir conteúdo interessante e de qualidade necessita de uma boa pesquisa antes, pois por melhor que você seja na produção, a pesquisa te trará informações novas e relevantes que irão agregar valor ao seu conteúdo, principalmente se você produz com muita regularidade, é difícil ter idéias novas de conteúdo todo dia.

4 – Revise o conteúdo e elimine os erros

Não esqueça a pós produção, depois de seu conteúdo estar pronto faça uma minuciosa revisão para eliminar quaisquer erros, sejam eles de produção, ortográficos ou mesmo uma informação incorreta.  A parte da revisão também é muito importante para garantir a qualidade de seu material.

5 – Disponibilize uma forma para o leitor opinar sobre o conteúdo

Uma grande sacada dos grandes produtores de conteúdo e que foi facilitado pela tecnologia é capacidade de interagir com sua audiência. Desta forma o publico dá o feedback sobre suas produções praticamente de imediato, facilitando identificar se suas criações estão ou não agradando a audiência.

Outra questão importante também é o fato de que os próprios visitantes podem expor quais assuntos eles têm maior interesse, assim ajudando a criar a pauta da próxima produção.

6 – Use uma linguagem que seja familiar a sua audiência

Utilizar a mídia correta não terá resultado se você não usar uma linguagem adequada e que o conecta a sua audiência. Embora em sua maioria, uma boa produção é definida por uma linguagem simples e de fácil compreensão, dependendo do tipo do seu público, abordar uma linguagem mais próxima a linguagem da sua audiência pode conectar mais.

7 – Use infográficos

O uso de infográficos e uma forma de quebrar a linha editorial tradicional com um formato diferenciado de informação, naturalmente ele deve ter uma conteúdo relacionado e de interesse do seu público.

8 – Publique entrevistas

Outra forma de você fugir da rotina de suas publicações tradicionais é fazer entrevistas com pessoas da área de interesse de seu publico, profissionais renomados, ou pessoas influentes.

9 – Crie Imagens personalizadas

Esta opção é mais relevante na criação de posts em blogs, embora também possa ser utilizada para criação de capas para os vídeos no Youtube por exemplo.

Produzir imagens personalizadas conecta muito mais a sua audiência, além de demonstrar mais profissionalismo.  Crie imagens interessantes e de muita qualidade.

10 – Disponibilize o conteúdo em formatos diferentes

Mesmo você tento um formato de mídia adequado ao seu público, você pode disponibilizar os seu conteúdo em diversos formatos diferentes e desta forma aumentar a sua audiência, que muitas vezes não conseguem, ou não gostam, de acompanhar suas publicações no formato atual.

11 – Produzir conteúdo relevante

Deixei este por ultimo, mas ele não é menos importante que os demais, você pode criar o melhor conteúdo informativo usar a melhor mídia de distribuição, nada disso terá resultado se o seu conteúdo não for relevante aos interesses de seu público.

Por isso seja muito fiel a sua linha editorial e quando for produzir algo diferenciado certifique-se que sua audiência tenha interesse no assunto.

Resumo

Para construir um conteúdo rico e de qualidade pode ser mais simples do que parece basta seguir alguns passos simples como essas dicas citadas acima.

Fazendo isso você terá muito mais facilidade em produzir bons conteúdos que irão deixar sua audiência satisfeita e ansiosa por sua próxima publicação.

SOBRE O AUTOR

Abel Ressel

Deixe seu Comentário