25jul

Como Mensurar o ROI com Marketing Digital?

Suas estratégias de marketing digital podem lhe trazer uma grande vantagem competitiva ao seu negócio, porém você não conseguirá saber até que ponto isso esta lhe beneficiando enquanto não souber mensurar o seu ROI no marketing digital.

O ROI é um termo em Inglês que significa Return on Investment, em português, Retorno Sobre o Investimento, ou seja, o valor que você tem de lucro resultante de um investimento financeiro aplicado em uma ação de Marketing.

Investimento com ROI Positivo Vs Negativo

Uma estratégia bem orquestrada trará ROI positivo, isso quer dizer que para cada 1 Real investido nas Campanhas, você teve no mínimo este valor de volta mais um acréscimo proporcional ao lucro sobre esse investimento.

Por outro lado se este mesmo 1 Real investido retornar um valor menor que ele mesmo sua campanha teve um ROI negativo.

Exemplo de ROI Positivo: você faz uma campanha e investe R$ 1000,00 em campanhas publicitária no Facebook ou no Google Adwords, e no final esta campanha lhe trouxe R$ 1.500,00 em Lucros, neste caso você teve um ROI Positivo com margem de 50%.

Exemplo de ROI Negativo: Você repete esta mesma campanha investindo os mesmos R$ 1000,00 porém desta vez seus lucros com as vendas não passam de R$ 800,00, neste caso você teve uma perda de R$ 200,00 ou seja um ROI negativo de 20%.

ROI

Fórmula para calcular o ROI de uma Campanha:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Seguindo nosso exemplo número 1:

= (R$ 1.500,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00

= R$ 500,00 / R$ 1.000,00

= 0,50 => (0,50 X 100)

= 50%

Exemplo número 2:

= (Receita – Custo) / Custo

= (R$ 800,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00

= (-0,20)

= (-20%)

Mensurar o ROI além dos valores Financeiros

Trabalhar com valores financeiros  tornar mais fácil avaliar se uma campanha esta dando ROI positivo ou Negativo, considerando que você subtrai o custo de anúncios da receita gerada.

Entretanto, você pode trabalhar com analise de ROI baseado em outras métricas que não necessariamente lhe trarão lucro financeiro de imediato mais sim a médio e longo prazo.

Mas se o ROI é uma métrica de valor financeiro como é possível mensurá-lo sem usar um valor financeiro na equação?

 

Como disse, não é que as suas campanhas não trarão um retorno financeiro, apenas não o farão em um primeiro momento!

Isso quer dizer que na prática suas campanhas deverão ter metas específicas para gerar uma oportunidade de negócio futuro. Essas metas podem ser geração de leads, visita no site, ou uma quantidade X de pessoas que baixaram seu E-book por exemplo.

Como funciona na Prática

Na prática esse medição do retorno sobre o investimento só será eficiente se você já tiver algumas métricas pré-definidas como por exemplo, para cada 50 leads captados são gerados 1 Venda no valor de X Reais.

Com esses parâmetros definidos você pode mensurar o seu ROI baseado em quanto você gastará para gerar estes 50 Leads que potencialmente irão lhe render X reais.

Essa mesma estratégia pode ser usada também para o número de visitantes no site, número de pessoas que baixaram o material que você disponibilizou ou qualquer outro parâmetro que possa ser revertido em Vendas (ex. Cada 1000 visitas no site = 1 venda)

Definindo metas para mensurar o Retorno Sobre o Investimento

Agora que você já sabe o que é ROI e também já levantou quais são as informações relevantes para poder avaliar o seu retorno, vamos citar alguns tipos de metas que podem ser utilizados.

– Capturar 50 novos leads por semana

– Receber 10 pedidos de orçamento por dia

– Dobrar o faturamento nos próximos 3 Meses

Conclusão

Saber avaliar o retorno sobre o seu investimento em todas as suas ações de Marketing Digital é vital para garantir lucratividade e a saúde financeira do seu negócio.

Use a formula de cálculo do ROI para saber o qual é o lucro sobre cada Real investido. Quanto trabalhar com métricas não financeiras se utilize da metas pré-definidas para avaliar o seu resultado.

Você tem avaliado essa métrica no seu negócio? Deixe nos comentários o que achou desse artigo e conte-nos sua experiência.

 

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SOBRE O AUTOR

Abel Ressel

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