8 passos para gerar leads com o Google Adwords
24abr

8 passos para gerar leads com o Google Adwords

Se você deseja aumentar a geração de Leads e Oportunidades para a sua empresa, já deve ter considerado anunciar seu serviço ou produto na internet. Anunciar na Rede de Pesquisa do Google Adwords, que é a ferramenta de buscas online mais usada no mundo, é particularmente atraente porque permite exibir anúncios para usuários que estão ativamente procurando por algo.

Nada mais assertivo do que mostrar exatamente o que alguém procura no momento em que busca, certo?

A possibilidade de anunciar no Google se torna ainda mais atraente se levarmos em conta que a ferramenta de gerenciamento de anúncios, o Google Adwords, é acessível a qualquer um que deseja se tornar anunciante: basta se cadastrar e publicar uma campanha.

Mas é por essa facilidade que frequentemente negociamos com empreendedores frustrados, porque viram o investimento dando pouco ou nenhum retorno na aquisição de Leads e clientes.

Isso acontece, em grande parte das vezes, porque o anunciante não compreende como publicar uma campanha que esteja alinhada com os objetivos do Marketing.

Para isso, é necessário entender a dinâmica dos anúncios o Google, o comportamento de busca do seu público-alvo e algumas boas práticas que fazem diferença no resultado da campanha.

Listamos 8 passos para gerar leads com o Google Adwords

1. Pesquise o mercado

Nem toda oferta possui alta demanda na Rede de Pesquisa do Google, especialmente se a solução ou conteúdo que você quer anunciar são inovadores ou muito específicos. Tome um ebook com conteúdo técnico e de nicho, por exemplo. Pode ainda acontecer de a demanda existir, porém não ser clara quanto ao público que faz a busca, como no caso de soluções que atendem tanto os setores B2B como B2C, por exemplo. Para verificar quais são as possibilidades reais de campanha para o que você quer ofertar, faça o seguinte:

2. Defina a estratégia

Agora que você já verificou a demanda para o que pretende anunciar, defina os detalhes da sua primeira campanha. Na terceira aba da planilha que acompanha este guia, registre os seguintes pontos:

Oferta
Objetivo
Meta
Métricas de Sucesso
Orçamento Mensal

3. Selecione as palavras-chave

As palavras-chave representam os termos buscados pelos usuários do Google que podem acionar anúncios. Eles podem variar do termo mais abrangente como “marketing”, a um específico, como “curso de marketing digital em Florianópolis”.

Termos com mais de três palavras, como este último, são chamados de palavras-chave de cauda-longa. Quando possuem volume de pesquisas relevante e estão alinhados com a oferta, são efetivos para a conversão de Leads, pois representam busca de usuários com intenção clara.

4. Restrinja cliques indesejados

Depois que tiver a lista de palavras-chave na mão, é hora de um dos passos determinantes para o sucesso ou fracasso da campanha: restringir ainda mais o tráfego que não trará resultado.

5. Garanta a melhor experiência para o usuário

Por vezes, os anunciantes ficam tão absortos com palavras-chave e configurações do Adwords (o que é bem compreensível), que esquecem do fundamental: a experiência do usuário.

Para se ter resultado positivo em uma campanha, você não deve esquecer da trajetória do usuário: desde o momento em que ele faz a busca no Google, até o momento em que converte na página da sua oferta.

6. Acompanhe as Conversões

A taxa de conversão é a métrica de sucesso mais importante de uma campanha para geração de Leads. Ter esse dado na interface do Adwords é essencial para saber se a meta está sendo alcançada. Além disso, é possível saber qual anúncio ou palavra está trazendo mais Leads.

7. Publique a campanha

Se você chegou até aqui, é hora de abrir o Google Adwords e começar a gerar Leads. Ao iniciar a criação, o Adwords apresentará uma série de opções de configuração, que recomendamos preencher com calma. Dê uma atenção especial às que estão abaixo:

Tipo
Locais
Estratégias de lance
Exibição de anúncios: rotação de anúncios

8. Acompanhe os resultados

Não vamos negar que é fácil se perder em meio a quantidade de métricas que o Google Adwords proporciona. Isso sem considerar as que podemos analisar no Google Analytics, se este estiver integrado com o Adwords. É comum conversarmos com clientes que abandonaram o monitoramento das campanhas após criarem uma cpor se sentirem paralisados diante da interface do Adwords.

Se você gostou dessa introdução, oferecemos gratuitamente um Kit para Geração de Leads com o Google Adwords, nele você encontra em detalhes, todas essas dicas + uma planilha para te ajudar a organizar e começar hoje mesmo suas campanhas de anúncios no Google.

Kit para Geração de Leads com o Google Adwords

 

SOBRE O AUTOR

Hugo Camilo
Empreendedor digital

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