Como criar um blog profissional
08nov

Como Criar um Blog Profissional Para Negócios

Para atrair mais visitantes e converter mais clientes para o seu site é necessário que você tenha uma boa estratégia de marketing digital, e também a produção de conteúdo regular, e isso só é possível se você tiver um Blog. Neste artigo iremos dar os primeiros passos de como criar um blog para seu negócio.

Um blog é uma ferramenta de incrível capacidade de captação de visitas orgânicas para suas paginas e inclusive pode ser usada de forma profissional e não apenas como um diário virtual e pessoal.

Entretanto para ter um blog profissional de verdade você deve tratá-lo como tal e criar uma estrutura que transmita credibilidade e profissionalismo.

Como Criar um Blog Profissional

A produção de seus conteúdos deverá ser regular, e que sejam relacionados com o tema de seu site, que tenha conexão com o produto ou serviço que você ofereça aos seus clientes.

Um blog bem construído e nutrido freqüentemente com conteúdo relevante irá retornar muitas visitas de forma orgânica e que potencialmente tenham muito mais possibilidades de se tornarem um cliente, uma vez que se o visitante veio de uma pesquisa nos buscadores da internet como o Google, é muito provável que tenha certo interesse no que você tem a oferecer.

Para ter um blog profissional para o seu negócio você não necessariamente precisa ter um domínio exclusivo para o blog como por exemplo: blogmeudominio.com.br, você pode usar o seu domínio empresarial padrão e assim apenas incrementar uma plataforma de blog.

Exemplo de opções:

www.blog.meudominio.com.br ou www.meudominio.com.br/blog

 

Qualquer uma destas alternativas é muito válida e mantém o profissionalismo do seu negócio.

Mas porque devo escrever um Blog?

Bom, as vantagens são muitas e com certeza se sobressaem ao potencial trabalho que pode dar em manter um blog atualizado e otimizado, mesmo assim, vou dar alguns bons motivos para você pensar a respeito.

Motivo 1 Visitas Gratuitas na Busca Orgânica.

Os mecanismos de busca, como o Google que representa mais 90% das buscas no mundo, adoram conteúdo de blogs, o que agrega mais autoridade para o seu Site, e por isso blogs tem maior facilidade de rankeamento nas buscas orgânicas, ou seja, mais visitantes para seu site sem custo com publicidade.

Motivo 2 Gera Credibilidade para sua Marca

Quanto mais conteúdo de qualidade você publica em seu blog, mais visitantes você atrai, melhora seu posicionamento e fortalece a sua marca aumentando sua credibilidade.

Assim seu potencial futuro cliente vê em sua empresa como uma especialista no que faz e que domina completamente o assunto.

 

Motivo 3 Aumenta as Chances de Gerar Vendas

Nem todas as pessoas que visitam seu site tornam-se seus clientes de imediato, segundo pesquisas, apenas 3% desses visitantes estão preparados para a compra, os outros 97% vão embora e não voltam mais.

Entretanto se você oferece um conteúdo de qualidade que desperta o interesse do seu visitante, é muito provável que ele retorne para consumir mais do seu conteúdo, e entre suas muitas e variadas postagens você tem a oportunidade de ganhar a confiança do seu visitante e prepará-lo até o momento de decidir fazer negócios com sua empresa.

Mas por onde Começar?

Existe algumas opções, mas nós recomendamos fortemente que você faça o uso da plataforma WordPress (wordpress.org), que é a principal e mais conhecida plataforma para blogs no mundo.

Dentre os vários atributos que tornam o Worpress o mais recomendado, destaco o fato de ele ser relativamente fácil de instalar e operar, e também pela quantidade de plugins disponíveis tornando mais simples a otimização dos recursos da plataforma.

Trabalhar com WordPress é tão simples que depois de devidamente instalado e configurado, a criação e edição de novas postagens tornam-se uma tarefa extremamente fácil e qualquer pessoa sem o menor conhecimento técnico pode fazer uso.

Blog WordPress

Como criar um Blog mais Profissional

Personalização

Saber como criar um blog é importante, mas torná-lo profissional é de igual relevância para seu negócio. Por isso ter seu blog hospedado em seu Domínio (suaempresa.com) é fundamental para manter a coerência com o restante de suas páginas, ou seja ele deve manter as mesmas linhas, cores, incluir sua logomarca como em sua Home.

Opções para Inscrição no Blog

O seu Blog deve ter um campo em que o visitante possa deixar o seu e-mail para futuros contatos.

Em troca do e-mail você pode oferecer alguma recompensa, como um desconto em seu produto ou serviço ou mesmo um produto digital como um e-book ou vídeo com um conteúdo relevante e relacionado ao seu nicho.

Espaço para comentários

Um dos fatores que tornam um blog tão eficiente é a capacidade de proporcionar engajamento através da interação dos visitantes nos comentários.

Inclusive este campo permite a você avaliar como suas postagens estão agregando valor a sua audiência e também pode usar essas informações para a criação de novos conteúdos.

Botões de Compartilhamento

Outra grande arma de um blog, é disponibilizar botões de compartilhamento nas redes sociais como, Facebook, Google +, Twitter, Pinterest, isso ajuda a distribuir o seu conteúdo de forma gratuita através da internet.

É claro que seu visitante não irá compartilhar qualquer coisa, por isso criar conteúdos de altíssima qualidade são muito importantes para estimular o compartilhamento de postagens.

Campos para Busca no Site

Ter um campo para busca no site ajuda seu visitante a encontrar mais rapidamente o que esta procurando, com isso você pode reduzir a taxa de rejeição do seu site e assim garantindo um melhor posicionamento para o mesmo.

Instale uma Ferramenta para Análise

É muito importante para você conseguir acompanhar o que acontece em seu Blog e assim poder tomar decisões estratégicas a fim de melhorar a experiência de seus visitantes, para isso é necessário que você tenha instalado uma ferramenta analítica para avaliar os dados, e para isso você pode se utilizar do Google Analytics, que atende perfeitamente a essa função, é uma ferramenta muito prática e totalmente gratuita.

Conclusão

Seguindo esses passos simples você estará a frente de muitos de seus concorrentes, que provavelmente em sua maioria nem disponibilizam um blog, e os que tem não dão o devido valor a essa incrível ferramenta de trabalho que ajuda a…

  • Posicionar o seu site nos mecanismos de busca
  • Aumenta a credibilidade de sua marca
  • Interage com sua audiência
  • Estreita a distância entre sua empresa e seus clientes

Gostou deste POST Compartilhe!

TAGS:

SOBRE O AUTOR

Abel Ressel

Deixe seu Comentário