5 passos para uma estratégia de marketing digital poderosa
08abr

5 passos para uma estratégia de marketing digital poderosa

De acordo com um estudo de “Gestão de Marketing Digital” da Smart Insights, 46% das marcas não têm uma estratégia de marketing digital definida, enquanto 16% têm uma estratégia mas ainda não a integraram na sua atividade de marketing.

Eis a questão: se você não tem um plano, como pode esperar para crescer e inovar, medir resultados significativos e aprender com os erros do passado?

Chegou a hora de parar de entrar em pânico pensando no próximo mês ou ano. É preciso elaborar um plano que pode embalar um soco poderoso na concorrência.

Selecionamos os cinco passos mais importantes que você, o tomador de decisões, deve seguir para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto real em seu ROI (Retorno Sobre Investimento).

1. Saiba o que você quer (& defina o objetivo)

Pregue sua missão

  • Defina a missão geral da sua empresa / objetivo primeiro – sua missão de marketing digital deve se enquadrar em seu grande plano.
  • Responda a esta pergunta: Qual é o objetivo primordial que você deseja que seus esforços de marketing digital alcancem (por exemplo, você quer posicionar sua empresa como o provedor on-line para peças de computador na Europa)? Esta é a sua missão.

 

Defina e messa seus KPIs

  • Seja específico com seus KPIs, identificando os números que serão considerados responsáveis ​​pela realização.
  • Seja realista com seus KPIs, analisando seus esforços de marketing digital anteriores em primeiro lugar – isso garantirá que você aponte para um aumento positivo em seus resultados atuais, ajudando você a evitar definir expectativas muito altas.
  • Identifique um método para ajudá-lo a medir cada um de seus KPIs – por exemplo, você usará o Google Analytics para medir suas conversões, seu analítico de mídia social individual para controlar o envolvimento ou uma ferramenta como o BuzzSumo para avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo?
  • Aqui está um modelo de KPI acessível para você usar: (Inserir objetivo, por exemplo, ‘Aumentar tráfego’) por (inserir figura)% em (inserir número de meses).
  • Antes de começar a planejar seus KPIs, descubra quais métricas são mais importantes para seu CEO.

 

2. Analise seu passado (e aprenda com seus erros)

Você não tem que (e não deve) ir para a fase de planejamento no escuro. Analisar o sucesso e falhas do passado da estratégia de marketing digital pode ajudar a focar você na definição dos melhores KPIs para o seu negócio. Você, portanto, pode querer completar um passo e dois juntos.

Escolha um período de tempo que você gostaria de analisar (é melhor definir este período de tempo como o mesmo período de tempo que você planeja para sua nova estratégia) – por exemplo, decidir se você vai analisar o ano anterior, trimestre ou mês.

Como analisar?

  • Determine o período de tempo que você gostaria de analisar e defina seu calendário do Google Analytics para que coincida com esse período.
  • Experimente Relatórios de Benchmarking do Google em sua conta do Analytics para comparar o seu progresso para seus concorrentes.
  • Não se esqueça de analisar a estratégia de seus concorrentes também – criar uma planilha de análise de suas atividades on-line (você pode usar o SEMrush para identificar a estratégia de SEO de um concorrente, ou seja, quais palavras-chave estão dirigindo o maior volume de tráfego orgânico para seu site. Também pode ser usado para comparar o tráfego orgânico e pago de sites diferentes, então novamente muito útil para ver como eles estão sendo agressivos com seus gastos pagos.)
  • Pergunte a si mesmo esta questão em intervalos regulares: há mais alguma coisa que eu preciso analisar que eu não tenha pensado antes – por exemplo, eu deveria estar testando as vezes que publicar o meu conteúdo ou os tipos de imagens que eu uso?

 

3. Lembre-se com quem você está falando (e fale a mesma língua)

Não deixe que o planejamento o leve para longe das pessoas que você está tentando alcançar. Você já sabe quem é seu público (pelo menos nós esperamos que você saiba), mas às vezes eles são a primeira coisa que um iniciante no marketing digital pode esquecer em meio à configuração KPI, fretting, budget (orçamento) e seleção de canais.

Você não vai cometer esse erro – não desta vez.

Em vez disso, você vai colocar seu público-alvo no coração de sua estratégia, atender às suas necessidades emocionais e satisfazer seus desejos mais profundos. Como? Através da criação aperfeiçoada e bem pensada das personas, é claro.

Definição de Personas

  • Comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você conhece sobre seu consumidor-alvo, como idade, sexo e localização.
  • Em seguida, cave um pouco mais profundo e identifique os problemas que você pode ajudar a sua persona a resolver.
  • Aprofundar seus desejos emocionais, metas, aspirações e medos e documentar todos os fatores que poderiam fazê-los, tique-taque (pensar sobre seus desejos conscientes e inconscientes).
  • Você pode mergulhar profundamente nos “Relatórios de público-alvo de sua conta do Google Analytics para identificar as principais características desse público, como idade, sexo, carreira, etc.
  • Ao criar suas personas este é o momento perfeito para identificar quem são seus influenciadores – estes serão os influenciadores que sua estratégia deve atingir.

 

4. Identifique seus Recursos (& Mantenha seu orçamento)

Três coisas são importantes para identificar seus recursos: este é o seu orçamento, seus canais digitais e sua equipe (ou pessoas). É importante fazer um balanço de todos os seus recursos antes de decidir sobre o que mais você pode precisar para o próximo período.

Por exemplo, agora é o momento perfeito para criar uma auditoria de seus canais digitais existentes e decidir se você está indo para terceirizar seções específicas do seu marketing digital e se você precisa definir o orçamento de lado para um novo contrato ou dois.

Como identificar seus recursos?

#1 – Seu orçamento

  • Defina seu orçamento global de marketing digital.
  • Olhe para os dados históricos do que funcionou antes (por exemplo, quais canais específicos trouxeram leads de qualidade a baixo custo?)
  • Decida se você vai usar publicidade paga (por exemplo, Adwords ou anúncios pagos em mídias sociais como o Facebook Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads, etc).
  • Alocar uma parte específica do orçamento para cada canal digital que você deseja usar para publicidade paga (usar o seu Analytics para ajudá-lo a avaliar os canais digitais mais rentáveis ​​com o maior alcance e conversões e o menor custo por clique).
  • Se um determinado elemento de sua estratégia de publicidade paga não está trazendo os resultados que você deseja, revisá-lo e investir o orçamento alocado no canal que está trazendo-lhe os melhores resultados.

 

#2 – Seu pessoal

  • Olhe para a sua equipe atual e avalie o que você é capaz de alcançar com ela (seja realista aqui e garanta que ninguém será mais sobrecarregado com trabalho).
  • Identifique se você precisa contratar mais pessoas e se você tem os meios para fazê-lo.
  • Decida se toda a sua atividade de marketing digital será feita pela sua equipe interna ou se você precisará terceirizar alguns elementos para uma agência digital.
  • Peça a cada um dos membros da sua equipe que reveja suas atividades de marketing digital e faça um brainstorm com algumas ideias para sua futura estratégia (quanto mais autonomia seus funcionários tiverem em seus papeis, mais eles estarão envolvidos com seu novo plano).

 

#3 – Seus canais

  • Analise seus canais de marketing digitais atuais e decida quais canais devem ser mantidos e se você gostaria de investir em novos (depende de onde seus clientes estão e do tempo disponível).
  • Claramente articular o que cada canal digital está tentando alcançar.
  • Certifique-se de ter pelo menos um KPI ligado a cada um dos seus canais digitais.

 

5. Faça o plano (e não se apegue a ele)

“- E se eu criar um plano e não cumpri-lo?”

 

Antes que o pânico lhe torne o mais organizado dos comerciantes digitais deixe-me explicar … o seu plano nunca vai ser perfeito desde o início. Nem todas as suposições que você faz serão corretas.

E embora você tenha tomado todo o cuidado para elaborar um plano cuidadosamente construído com base em um conjunto de suposições perspicazes e análise que você ainda não pode prever exatamente como seus clientes vão se comportar. É, portanto, essencial para medir continuamente e monitorar o desempenho de sua estratégia e para mudar elementos onde necessário.

Crie seu calendário de marketing digital

  • Tente criar sua timeline usando o Google Calendar (ferramenta gratuita) – dessa forma você pode compartilhá-la com os membros da sua equipe e permitir que eles editem quando necessário.
  • Destaque as principais campanhas que você criará e promoverá ao longo do ano e aloque um cronograma para cada uma delas.
  • Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

 

Reveja sua estratégia de marketing digital e identifique as mudanças necessárias

  • Crie um plano de medição e monitoramento das métricas (isso deve se adequar aos seus KPIs).
  • Verifique o sucesso dos elementos individuais de sua estratégia em intervalos contínuos.
  • Se algo não está funcionando (ou seja, você não está conseguindo os KPIs que você definiu) isole os diferentes elementos e tente identificar o que não está funcionando (por exemplo, é o tempo que você está postando seu conteúdo ou as chamadas que você está usando para seus anúncios?).
  • Reveja sua análise anterior, personas e alocação de orçamento e tente algo novo.
  • Crie um KPI claramente definido para o seu novo empreendimento.

 

Fonte: http://bit.ly/2oNhyUY

SOBRE O AUTOR

Hugo Camilo
Empreendedor digital

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